Audi apresenta E-Tron GT


Audi E-Tron GT Quattro

Passados pouco mais de dois anos desde o surgimento do conceito (leia aqui), nasce enfim o elétrico E-Tron GT. Terceiro modelo da família E-Tron, ele tem características mais esportivas, como seu batismo sugere, ele tem carroceria a meio caminho entre sedã e cupê, dispondo de cinco lugares. A Audi já apresenta a novidade com a variação RS, de maior potência. A novidade já pode ser reservada em alguns países da Europa e deve desembarcar no Brasil ainda em 2021.

Audi E-Tron GT Quattro

Visualmente, o E-Tron GT definitivo tem poucas mudanças em relação ao conceito. A dianteira troca apenas elementos da grade e do para-choque, os retrovisores crescem, as maçanetas tradicionais surgem e a traseira altera ligeiramente seu difusor. O interior traz materiais mais comuns em relação ao protótipo, mas o desenho básico do painel, a disposição dos elementos e até alguns itens vieram do conceito. Na variação RS, há diferenças em termos de acabamento (componentes escuros/pretos), com alteração também em rodas e outros equipamentos.

Audi E-Tron GT RS

A plataforma é a J1, a mesma do Porsche Taycan, e o sistema de propulsão conta com dois motores, um para cada eixo. No modelo Quattro, são 476 cv e 64,2 kgfm disponíveis, com pico de 530 cv e 65,3 kgfm por 2,5 segundos (função Boost). Assim, ele vai de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, com máxima de 245 km/h. No RS, há 598 cv e 84,6 kgfm, com 646 cv no modo Boost. Nesse caso, o tempo cai para 3,3 segundos, com final de 250 km/h.

Audi E-Tron GT Quattro

O sistema é alimentado por baterias de lítio da LG Chem, com capacidade bruta de 93,4 kWh e líquida de 85 kWh. Elas operam em tensão de 800 volts, aptas a serem recarregada em correntes contínuas de até 270 kW. Nestes pontos, são necessários cinco minutos para repor energia para 100 km de rodagem ou 22,5 minutos para passar de 5% a 80% da carga, caso as condições permitam. Em pontos de 11 kW (tipo Wallbox), são várias horas – não estimadas pela Audi. A marca informa autonomia de 487 km para o Quattro e 472 km para o RS.

Audi E-Tron GT RS

A carroceria do E-Tron GT é corpulenta: são 4,99 metros de comprimento e 1,96 m de largura, com 2,90 m de entre-eixos e apenas 1,41 m de altura. O espaço no porta-malas varia: tem 405 litros normalmente, mas a versão RS equipada com sistema de som Bang&Olufsen dispõe de 366 l. Independentemente da variação, há um compartimento extra na dianteira, capaz de levar até 85 l.

A suspensão do Quattro usa molas helicoidais, mas é possível se optar por sistema pneumático de três câmaras (padrão no RS), variando a altura em relação ao solo em até 4,2 centímetros. O amortecedor tem rigidez variável, enquanto o diferencial autoblocante aparece apenas no RS. O conjunto pode ter seu comportamento alterado por quatro modos diferentes (Comfort, Dynamic, Efficency e Individual), modificando também a atuação dos motores. As rodas têm 19 polegadas de série (20″ no RS), com opção de até 21″.

Audi E-Tron GT RS

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